Walter Gropius, arquiteto que dirigiu a Bauhaus, não tinha como objetivo impor aos aprendizes de sua escola um estilo moderno, mas sim um método de aprendizagem que permitisse tratar qualquer quer for o problema de acordo com as suas peculiaridades. O arquiteto queria que seus ensinamentos despertassem nos jovens arquitetos a capacidade de obter soluções arquitetônicas originais que partissem de idéias próprias e independentes das circunstâncias.
Assim, Gropius destaca que não queria aplicar diretamente suas técnicas para seus alunos da Bauhaus, pois seu interesse principal era integrar suas experiências e métodos de apreensão na sua metodologia de ensino. Segundo o arquiteto fundador da Bauhaus, é possível em um pequeno intervalo de tempo apropriar-se de técnicas e truques, mas consiste em uma fixação superficial e insatisfatória, que em situações indiferentes o estudante não estará preparado para solucioná-las.
Quando tratamos do modernismo como movimento arquitetônico automaticamente nós relacionamos com a idéia de racionalização e mecanização. Sempre dando prioridade a funcionalidade e a técnica aplicada. Gropius destaca que a profissão de arquiteto se torna complexa por ter que harmonizar as funções técnicas e práticas a proporcionalidade da forma das edificações. Para ele a boa arquitetura deve refletir a vida da época e para isso se exige o conhecimento intimo das questões biológicas, sociais, técnicas e artísticas.
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