quinta-feira, 21 de maio de 2009

BauhausDessau X Fábrica Fagus


Tndo como base comparativa o edifício da Bauhaus de Dessau, comparamos o projeto a outros edifícios importantes na carreira de Gropius. Se colocarmos a Fabrica Fagus (1910 – 1914) ao lado da Bauhaus, conseguimos notar facilmente as semelhanças de suas fachadas. São projetos dotados uma transparência que expõe o que se passa dentro da edificação. No caso da Fábrica percebemos uma mudança no aspecto construtivo da época, quebrando a força perceptível em edificações que de formato retangular, que usam as suas arestas como pontos estruturais, e Gropius conseguiu inovar trocando pilares rígidos de concreto em concreto armado pelo encontro de duas planos frágeis em vidro.
Quanto ao bloco principal em conjunto, tudo é novo e cheio de idéias revolucionárias: é a primeira vez que uma fachada é inteiramente recoberta de vidro; os pilares são reduzidos a estreitas colunas de aço; as esquinas não tinham qualquer suporte.
Outra característica importante do edifício é, graças ao novo tratamento do vidro e do aço, o desaparecimento da habitual distinção entre o interior e o exterior da edificação. A luz e o ar passam a circular o interior da fábrica passando a ser parte do grande universo do espaço exterior.

2 comentários:

  1. cara, muito boa a comparaçao.
    realmente a utilizaçao do concreto armado foi uma inovaçao e tanto.
    tchau o/

    ResponderExcluir
  2. ótima comparação!

    acho que é possível até fazer uma ligação ao Crown Hall, do Mies, se pegarmos a estrutura do edifício, com sua armação de aço e vedação de vidro.

    ResponderExcluir